Álvaro Magalhães - 30 anos de vida literária


Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett*
De 21 a 26 de Outubro 2013 | ENTRADA LIVRE

O Pé de Vento associa-se à Comemoração dos 30 Anos de Vida Literária de Álvaro Magalhães que a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, em parceria com as Edições Asa, organiza e acolhe de 21 a 26 de outubro

O programa, de entrada livre, integra horas do conto, encontros com o escritor, workshops de ilustração, conferências, exposição biobibliográfica, sessões de poesia e teatro e o lançamento do livro O Rapaz dos sapatos prateados.

Vulto incontornável da literatura portuguesa, Álvaro Magalhães tem uma obra singular e diversificada, com cerca de 80 livros publicados... contos, poesia, narrativas juvenis e textos dramáticos. 


O Pé de Vento, que há vários anos leva à cena histórias de Álvaro Magalhães, vai apresentar dois espectáculos com textos do autor, um dos quais em ante-estreia, O Velho e a sua linda nogueira e O Senhor do seu Nariz, e um Recital de Poesia baseado no livro O Brincador.


Programa completo em http://bmp.cm-porto.pt/alvaromagalhaes30anos_2013


4ª feira, 23 Outubro 2013, às 15h00 - ESGOTADO
O Senhor do seu nariz
M/4 anos



Texto: Álvaro Magalhães
Encenação: João Luiz
Cenografia: João Calvário
Interpretação: Patrícia Queirós
Figurinos: Susanne Rösler
Composição musical: Blandino
Desenho de luz: Rui Damas
Desenho gráfico: Pedro Pires
Construção do cenário e montagem: Rui Azevedo
Operação de luz: Rui Azevedo
Construtor da harpa: Ramón Santeiro





Custou-me muito a nascer. Estava tão bem desnascido, aconchegado, sem ter nada que fazer. Mas tinha que ser e lá acabei por nascer. Foi então que apareceu a fada… Pousou a mão na minha testa e disse: - A vida deste rapaz vai dar para o torto. E foi isso que aconteceu. Era desagradável ser tão diferente do resto da gente, mas que havia de fazer se era esse o meu destino?

Assim começa a história de um rapaz condenado a carregar desde a nascença um nariz do tamanho de um chouriço e que transforma a sua graça em desgraça.



5ª feira, 24 Outubro 2013, às 21h30
O Brincador | Recital de Poesia











Textos: Álvaro Magalhães
Espaço cénico: João Luiz
Pintura: Agostinho Santos
Interpretação: Rui Spranger
Montagem e Operação de luz: Rui Azevedo





O que é, e para que serve, a Poesia?

Quando for grande não quero ser médico, engenheiro ou professor. Não quero trabalhar de manhã à noite, seja no que for. Quero brincar de manhã à noite, seja com o que for. Quando for grande, quero ser um brincador.



Sábado, 26 Outubro 2013, às 16h00
O velho e da sua linda nogueira
M/6 anos









Texto: Álvaro Magalhães 
Espaço cénico e Encenação: João Luiz 
Figurino: Susanne Rösler
Interpretação: Patrícia Queirós
Montagem e Operação de luz: Rui Azevedo





A história conta-nos que o Velho Desgraça, servindo-se de uma graça concedida por S. Pedro, a quem pedira para prender na nogueira quem lá subisse para roubar as suas nozes, acaba por enganar a própria morte.

Eu queria viver para cuidar da minha linda nogueira, que era a minha única companhia, o maior consolo, a verdadeira alegria. Sempre houve desgraça sobre a terra e, graças a mim, sempre haverá. E a culpa é minha. Enganando a morte, enganei-me a mim e fui condenado a pisar a terra. Enquanto o mundo for mundo, aqui estarei para contar esta história. E como é longa e negra e triste a eternidade.


*Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Jardins do Palácio de Cristal
Rua D. Manuel II - 4050-239 Porto
.

Sem comentários: