História do Sábio fechado na sua Biblioteca


Estreia 14 de Junho 2008, no Teatro da Vilarinha

Inédito de Manuel António Pina, com encenação de João Luiz, 30 anos depois*


















Era uma vez um Sábio chinês que vivia há muitos anos fechado na sua Biblioteca e sabia tudo, tudo. Nada do que existia, e até do que não existia, tinha para ele segredos. Sabia quantas estrelas há no céu e quantos dias tem o mundo. Conversava com os animais e com as plantas e conhecia o passado, o presente e o futuro. Ora, como conhecia todas as coisas, a sua vida era, claro, muito triste e desinteressante. Mesmo as coisas mais misteriosas, como, por exemplo, os cortinados agitando-se com o vento, ou, à noite, os móveis rangendo como se falassem uns com os outros, não tinham para ele qualquer mistério. Até que um dia um estrangeiro bateu à porta da Biblioteca…

História do Sábio fechado na sua Biblioteca estreia no dia 14 de Junho, sábado, pelas 21h45, no Teatro da Vilarinha. Fica em cena até 20 de Julho, sábados às 16h00 e às 21h45, e domingos às 16h00. O espectáculo é para maiores de 6 anos de idade, tem duração de 50 minutos.

ficha técnica
texto: Manuel António Pina
encenação: João Luiz
cenografia: João CalvárioRui Azevedo
figurinos: Susanne Rösler
máscaras: Mestre Esteves e Tozé
música original: Pedro Junqueira Maia
desenho de luz: Rui Damas
interpretação: Rui SprangerSara Paz
operação de luz e som: Carlos Araújo
assistente de produção: Luís Trigo


***
*Estava escrito…

Há precisamente 30 anos, estava o Pé de Vento a ensaiar o seu primeiro espectáculo e a estrear-se como Companhia Profissional de Teatro para a Infância e Juventude, com um texto de Manuel António Pina.

Foi também há 30 anos que o Manuel António Pina aceitou integrar o seu núcleo impulsionador, como escritor residente, e fundar connosco – a Maria João Reynaud e eu próprio – o Pé de Vento.

Nesse ano já tão distante de 1978, o jardim da Cooperativa Árvore foi o cenário onde estreámos um espectáculo que percorreu a cidade de lés a lés: Ventolão, o maior intelectual do mundo. De então para cá, muitos foram os textos deste autor que transformámos em espectáculos e ficaram na memória de quem os viu – pela natureza insólita dos textos e pela sua carga poética. Dezenas, talvez mesmo centenas, de milhares de espectadores assistiram a essas representações, levadas aos sítios mais recônditos do país por uma companhia que, na altura, apostava essencialmente num trabalho de itinerância dirigido aos mais novos.

Ao longo destes 30 anos, fomos trilhando uma caminhada sem paralelo, com o Manuel António Pina a escrever muitos dos textos que o Pé de Vento ia levando à cena. Do cruzamento da sua escrita com a nossa prática teatral resultaram alguns dos nossos melhores espectáculos, construídos sobre aquela cumplicidade que transforma a tarefa de pôr um texto em cena – e que tarefa! – em aventura amorosa, que se alarga aos espectadores, também eles cúmplices, e a que inevitavelmente se segue uma separação provisória, até a um próximo encontro…

Agora, em 2008, era altura de nos reencontrarmos com Manuel António Pina para festejarmos um percurso que, sem ele, teria sido bem diferente – porque o desafio da sua escrita, do seu humor, do seu talento poético foi sempre um dos nossos mais constantes estímulos. Voltamos a cruzá-la com o nosso palco, em jeito de celebração de 30 anos de vida teatral sem tréguas nem vacilações, apesar dos inúmeros obstáculos que tivemos que vencer para prosseguirmos com dignidade e profissionalismo um trabalho que visa um público jovem e cada vez mais exigente.

Assim, desta fiel parceria que agora comemoramos, nasceu a História do Sábio fechado na sua Biblioteca, um conto que nos fala de dois mundos: o do saber e o da vida. O mesmo se passa no teatro, quando passamos do texto e do trabalho de montagem à representação das emoções e dos afectos que ganham vida no palco – a vida que reconhecemos como sendo também nossa.

História do Sábio fechado na sua Biblioteca desenvolve-se num território onde o desejo e o saber se confundem, onde as ideias sobre as coisas não se distinguem das próprias coisas; e onde estas se confrontam connosco, isto é: com a nossa razão e o nosso sentir. O percurso do nosso Sábio situa-se numa estreita faixa que vai do sonho à vivência da realidade, porque só através dela é possível intuir o sentido misterioso da existência.

João Luiz
.