Pé de Vento – 30 Anos

Exposição dos 30 anos do Pé de Vento, na Galeria da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.

Inauguração sábado, 13 Dezembro 2008, às 16h00Patente até 22 de Fevereiro 2009
3ª feira a sábado 10h00-18h00 | domingos 14h00-18h00
Entrada livre

Visitas guiadas às 3ªs feiras, 11h00, e 6ªs feiras, 15h00

AVasconcelos
Toda a trajectória artística supõe diversos percursos e etapas. Em 1978 quando o “grupo” de teatro Pé de Vento iniciou esta sua caminhada, sabia onde queria chegar, embora desconhecesse as encruzilhadas e os obstáculos que teria de ultrapassar. O percurso estético, esse, foi sendo construído a par e passo clarificando-se espectáculo a espectáculo.

O Teatro, o espectáculo teatral, é por essência pluridisciplinar, na medida em que convoca para o palco todas as outras artes. E é também efémero, porque no momento em que o pano desce sobre a última representação e a presença do actor se desvanece o que fica são fragmentos – textos, cenários, figurinos, máscaras, adereços… – que deram verosimilhança às personagens ou enquadraram os actores no acto de criação das suas vidas imaginárias e dispersas por múltiplos tempos.

Desde a sua fundação que o Pé de Vento concebeu a sua actividade como uma companhia, ou seja: algo mais que um simples grupo de pessoas que se junta para fazer teatro. A cumplicidade, o afecto, a liberdade e o respeito pelo trabalho de cada um dos nossos colaboradores levou-nos sempre a procurar preservar os elementos que, ao longo dos anos, têm marcado o trajecto estético e artístico da companhia. Tanto mais que esses elementos, após a sua presença em palco, passaram a pertencer também ao público, tornando-se património comum.

E assim se foi construindo e organizando este espólio, que se tornou necessário preservar, e transformou a companhia no seu único fiel depositário. Em certo sentido, também o tempo e a memória se encarregaram de fazer a sua própria escolha.

São esses fragmentos dispersos que agora se reúnem nesta exposição, concebida para assinalar os 30 anos do Pé de Vento e, antes de mais, dedicada ao público que tem acompanhado e apoiado a nossa actividade ao longo de três décadas.

Para o Pé de Vento, esta exposição constitui um momento importante de reflexão sobre o nosso próprio trabalho; sobre a nossa concepção de teatro; sobre a nossa abordagem da expressão contemporânea no teatro; sobre as cumplicidades que se foram gerando; sobre os públicos que nos têm acompanhado e que cresceram connosco; sobre…

Retirados os objectos expostos do contexto inicial, desfeitos os segredos, pode agora o visitante tornar-se espectador activo: sonhar, entrar em cena e, também ele, viver um mundo de faz de conta. Ou melhor: representar a brincar uma vida a sério.

A par da exposição, e no mesmo espaço, o Pé de Vento leva à cena dois espectáculos encenados por João Luiz:



História do Sábio fechado na sua Biblioteca
, de Manuel António Pina 
De 15 de Dezembro a 1 de Fevereiro 2009
3ª a 6ª às 11h00 e 15h00; sábado e domingo às 16h00
M/ 6 anos



 


História de um Segredo, de Álvaro Magalhães
De 3 a 21 de Fevereiro 2009
3ª a 6ª às 11h00 e 15h00; sábado às 16h00
M/4 anos





Preço dos bilhetes: 6€; 4,50€ (<25>65 anos); 3,40 (grupos)
...