Ratos e Borboletas na Barriga


texto Paulinho Oliveira
encenação Rui Spranger
cenografia João Calvário
assistente de cenografia e grafitis Rui Azevedo
desenho de luz Rui Damas
música Blandino
figurinos Susanne Rösler

interpretação Fernando Fernandes | Odete Mosso

Teatro da Vilarinha
de 31 de Outubro a 8 de Novembro
e de 21 a 29 de Novembro
sábados 16h00 | 21h45 domingos 16h00

Paulinho Oliveira sobre RATOS E BORBOLETAS NA BARRIGA

Não há duas sem três

E vou explicar os porquês

Não stressem

Vocês merecem.

Foi praticamente no Pé de Vento (e não invento, belo momento, há muito tempo) que comecei (factor a favor) a minha carreira de actor aqui no Teatro da Vilarinha.

Foi também nesta companhia (com o Ferraz e a Belinha, numa outra linha como convinha) que experimentei, há um tempo atrás, a minha primeira encenação profissional, assim tal e qual como vos digo, sem olhar para o umbigo.

E vão duas, pois é, como diz o JÉLÉ, é também nesta casa (quem não gosta baza) que se estreia o meu primeiro texto escrito por encomenda, com liberdade total, não censurada.

Não há muito que dizer

Estamos sempre a aprender

Esta peça (espero que mereça) é um desafio do João Luiz e do Spranger. Gente em quem confio para trabalhar sem me sentir deslocado como se fosse um Stranger (desculpem o rimar forçado)

Quando o Rui me esticou um fio (vulgo, telefonou) para me lançar o desafio, o meu coração disparou: claro que eu aceito o compromisso, nem se fala mais nisso, não há problema, qual é o tema? Tema? Deixa-te disso, isso é contigo, não é comigo.

Olha-me este!...

Paulinho Oliveira.

Porto, Outubro de 2009.

Honoris causa:

Dedico esta peça à memória de Isabel Alves Costa, minha professora de dramaturgia, que um dia me disse: Não te preocupes Paulinho, tu gostas é de fazer Teatro!


Cumplicidade artística

Damos início à nova temporada do Teatro da Vilarinha com a estreia absoluta de um original encomendado a Paulinho Oliveira. Trata-se de uma encomenda proposta por Rui Spranger e feita na altura em que Pé de Vento o convidou para encenar o espectáculo de abertura da temporada 2009/10.

Ratos e Borboletas na Barriga é o resultado desta parceria, à qual se vieram juntar, um pouco mais tarde, Rui Damas e o músico Blandino, ambos colaboradores e cúmplices do Pé de Vento em vários espectáculos levados à cena no Teatro da Vilarinha, no decurso da última década.

Esta cumplicidade artística, que se gerou ao longo do processo de criação de alguns dos mais significativos espectáculos levados à cena pela companhia, veio permitir que, em conjunto com os restantes colaboradores, sejam agora estes criadores mais jovens os responsáveis pela concretização de projectos que, pela diferença, passam a integrar a programação anual do Pé de Vento.


Ratos e Borboletas na Barriga é, pois, o produto desta estimulante sinergia que, naturalmente, também fará sentir coisas estranhas na barriga aos seus criadores quando o pano abrir…

A Direcção