MÚSICA CONTEMPORÂNEA DO SUL E DO NORTE

.
Concerto do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa

Domingo, 22 de Maio, 18h00.
Entrada livre

Música Contemporânea do Sul e do Norte dá nome ao concerto do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL) que terá lugar no Teatro da Vilarinha no próximo domingo, 22 de Maio, às 18h00.

Serão interpretadas composições de Ana Seara, Clotilde Rosa, Fernando Lapa, Francisco Monteiro e Jorge Peixinho, sob a batuta do maestro João Paulo Santos.

O concerto tem lugar no Teatro da Vilarinha no âmbito do programa de acolhimento estabelecido entre a companhia de teatro Pé de Vento e a autarquia.


PROGRAMA
Novo Canto da Sibila (1976) - cl, pf e perc. – Jorge Peixinho
Do Tempo (2009) * - sop, fl, cl, vln, vla, vlc, harp, pf e perc. Ana Seara
Docas (2011) ** - fl, cl, perc, harp, pf, vl, vla e vlc Francisco Monteiro
Coração Habitado (1966) - ms, fl, pf e vlc - Jorge Peixinho
Oito poemas de Valter Hugo Mãe (2002) * - voz, fl, vl, vla, vlc, harpa e pf Fernando Lapa
Hellas IV (2011) - harpa, ms, fl, cl, pf, perc, vl, vla e vlc – Clotilde Rosa

* Encomenda GMCL
** Estreia


Maestro: João Paulo Santos

Intérpretes
Mezzo-soprano – Susana Teixeira
Flauta – João Pereira Coutinho
Clarinete – Luís Gomes
Percussão – Fátima Pinto
Harpa – Ana Castanhito
Piano – Cândido Fernandes
Violino – José Machado
Violeta – Ricardo Mateus
Violoncelo – Jorge Sá Machado


O GRUPO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA DE LISBOA (GMCL) foi fundado em 1970 por Jorge Peixinho, com a colaboração de Clotilde Rosa, Carlos Franco e António Oliveira e Silva. Sendo o primeiro grupo português de música contemporânea, desempenha um papel histórico de vanguarda na abertura da sociedade portuguesa à estética musical do nosso tempo.

A sua primeira apresentação pública aconteceu no Festival de Sintra 1970, mantendo, desde então, uma constante regularidade nas suas apresentações no país, incluindo gravações para a rádio e televisão. Ao longo dos seus 40 anos de existência, apresentou-se em vários Festivais de Música Contemporânea estrangeiros, mantendo, em Portugal, participação regular nos Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea e em festivais.

A discografia do GMCL compreende predominantemente obras de Jorge Peixinho, com várias interpretações dirigidas pelo próprio compositor, para além de numerosas criações de outros compositores portugueses. O Grupo gravou também obras de compositores portugueses para a Tribuna Internacional de Compositores e participou em várias obras originais para teatro, cinema e multimédia.

Divulgar obras de autores portugueses contemporâneos, com incidência na obra de Jorge Peixinho, é o cerne da missão do GMCL. Apoiado pelo Ministério da Cultura, desenvolve desde 2000 um projecto de encomendas de obras a compositores com a sua respectiva apresentação pública e divulgação. Paralelamente, desenvolve uma acção pedagógica de divulgação, de criação de públicos e de formação de novos maestros e intérpretes.

Mais info: www.gmcl.pt

.

Sem comentários: